quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ex-mãe????

Ontem me deparei com uma situação que eu tinha certeza que um dia iria acontecer...
Pois bem, fui com minha mãe a uma loja experimentar um vestido. Entrei no provador e como de costume, minha mãe (que adora conversar) ficou me esperando do lado de fora para dar a opinião (coisas de mulheres, não é mesmo?). Nesse meio tempo, ela e a venderora conversando, a vendedora pergunta a ela:

Vendedora: É sua filha?
Minha mãe: Sim, é minha filha sim.
Vendedora: Nossa, ela é tão novinha e já é casada? Ela tem filho????
Minha mãe: Não, ela não tem filhos.

E eu dentro do provador escutando a conversa... Gente, meu sangue ferveu lá dentro!!!! Como assim "não tenho filhos?" Como minha mãe (que presenciou tudo o que passei) tem coragem de falar que "NÃO TENHO FILHOS?"
Esperei um pouco a "ira" passar e saí de lá pra ela ver o vestido... Ela adorou, e, de fato, eu também gostei...
Comprei o vestido e mais dois cintos... Não toquei no assunto com ela, mas pela minha cara fechada, ela percebeu que algo não estava bem... Mas, ela também preferiu não falar nada!!!!

Cheguei em casa e fiquei pensando com meus botões.... Existe ex-mãe?
Olha, minha indignação se deve ao fato de ter que conviver com essa dura realidade: as pessoas não consideram como mães aquelas mulheres que não têem seus filhos presentes... (se é que vcs entendem o que quero dizer!).
Mas vamos combinar uma coisa? Eu ME CONSIDERO muito mais MÃE que essas mulheres que simplesmente jogam seus filhos em rios, lixos, etc... (não estou julgando ninguém, quem sou eu pra fazer isso.). Só porque meus filhos não estão aqui, presentes fisicamente (sim, porque estarão eternamente em meu coração) eu não sou mãe? EU NÃO TIVE ESCOLHA... aconteceu (aqui) e eles falecerem. Óbvio que se eu pudesse, a realidade seria outra!
Então quer dizer que carrego uma cicatriz de uma cesariana (da qual eu vejo TODOS os dias) pelo simples fato de gostar de cirurgia? Que tive que ir em um cartório e registrar o nascimento dos MEUS FILHOS (e o óbito também...) por pura vaidade de querer ser mãe? Ah! Me poupem!!!
Até entendo que minha mãe não falou por mal... Tenho certeza que ela não pensou em nenhum momento em me magoar, e que explicar de fato o que aconteceu seria pior, acabaria me fazendo reviver tudo novamente...
Só que fiquei sentida, mexeu com meu emocional, com meu ego, enfim.... (vejam só o que é instinto materno!) afinal... MÃE é MÃE e pronto!

Desculpem o desabafo... mas precisava colocar isso pra fora!

#prontofalei!!!!

Beijos....

9 comentários:

  1. Oi amiga querida!
    Poxa vida, é uma questão delicada, mas acredito que sua mãe não falou por mal, é como vc mesma falou, se ela tivesse que explicar tudo podia ter sido mais doloroso e de repente ela resolveu cortar logo o assunto da vendedora para não passar por isso. Mas se isto te incomodar tanto, conversa com ela quando estiver calma e diz que quando alguém perguntar vc prefere que ela diga a verdade.
    Fica com Deus.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. imagino o que deve ter sentido. entendo vc. mas tb acho que sua mãe realmente não quis dar explicações a uma estranha do que aconteceu. ela tb tem o sentimento de proteção de mãe em relação a vc. não fique magoada com ela. as mães sempre querem o melhor para os seus filhos. eu perdi a minha a 6 anos e a ausencia física dela dói demais. fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Ai como eu te entendo!! Já escrevi isso no meu blog. E agora que estou gravida, tem horas que falo até que é o primeiro filho pra não ter que dar satisfação. Vai ver foi o que a moça escreveu primeiramente aí nos comentarios, sua mãe quis te poupar. Ela já deve ter sacado a cara de curiosa da vendedora e o andar da carruagem não iria acabar bem... Tem horas que temos que sentir apenas com o coração, e o que vem da boca não importa. Eles sabem o qto são amados, e o qto estão presentes em sua vida.
    Vc é muito mãe mesmo!!
    Um beijo grande, de uma mãe de um anjo lindo.

    ResponderExcluir
  4. Roberta,

    Sei muito bem como vc se sente. Devo ter comentado a mesma coisa em algum momento no meu blog.
    A verdade é que uma situação bastante complicada e cada um arruma um jeito de lidar com ela.

    Algumas pessoas simplesmente respondem "Sim, eu tenho filhos, mas eles não estão mais comigo."
    Outras respondem que não tem filhos mesmo, pra não ter que dar explicações pra estranhos.
    Você é quem vai saber o que te faz melhor.
    Hoje quando as pessoas me perguntam se eu tenho "só" os dois, eu respondo que sim (se for um estranho) só pra não dar satisfações de tudo que aconteceu.
    Se a pessoa é mais íntima eu conto toda a história.

    A verdade é que a maioria das pessoas não sabe lidar com a perda dos outros e não sabe o que dizer.
    No seu caso específico, se a sua mãe tivesse dito que vc teve quatro filhos e perdeu, a vendedora ia se sentir na obrigação de dizer alguma coisa, que geralmente seria alguma pérola no estilo "nossa, que pena né? Mas Deus sabe o que faz. Você é nova, vai ter outros filhos."
    O que me deixaria MUITO mais P da vida.

    Então é uma questão de vc escolher o que vc está disposta à falar e a ouvir.

    E sim, você é SIM MUITO mãe. Sempre vai ser. Mas de fato pra sociedade mãe só é mãe de filhos vivos. Uma pena.

    Beijos da Andressa, mãe de 5: três anjinhos e dois travessos!

    ResponderExcluir
  5. As pessoas não sabem lidar com a perda,você é e sempre sera uma mãe maravilhosa,porque você sempre estará com eles e eles sempre estarão com você!

    Não tenha pena dos mortos,tenha pena dos vivos,acima de tudo,aqueles que vivem sem amor.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Roberta
    Deus não nos dá nada maior do que não possamos suportar...Li seus posts desse e do outro blog e percebi que vc tem uma força incrível, é um exemplo para todos aqueles que passam por situações similares de perda...Vc é uma pessoa iluminada e, certamente, será mãe de mais outros lindos bebês...Deus tem um plano para todos nós e que nem sempre é o mais fácil de percorrer...
    Sou mãe de 3 filhos, mais duas enteadas, comecei muito cedo e com isso já sou avó de um bebê de 2 meses...Fiquei e estou muito sensibilizada com toda a sua trajetória. Tenho uma frase que sempre me guiou: No final tudo dá certo, se não deu é porque não chegou ao fim ainda. Vc tem como aliada a sua juventude e seu amor pela vida. É apenas uma questão de tempo que vc terá um bebê ou mais no seu colo. Tenho certeza disso!
    Bjs
    Lucia Mallet(vim parar aqui ao ver o perfil de uma seguidora de um blog que eu sigo mamaecomestilo.blogspot da Ana Cláudia e não resisti em fazer esse comment)

    ResponderExcluir
  7. Nem preciso dizer que SUPER me identifico com vc, né?
    E olha que o meu bebê era pequenininho ainda, tão novo e deixou um vazio TÃO GRANDE, depois que mergulhei 'nesse' mundo fui que ver/sentir o TAMANHO de sua dor. E sinceramente Roberta, antes, na minha ingenuidade de não ser mae eu pensava:

    Nossa, a dor dela é enooooooorme!

    Mas não amiga, a sua dor, na verdade, NAO TEM MEDIDA. Eu só queria te abraçar, talvez até secar tuas lágrimas e vc secar a minha e dizer... SIM, TU FOI MUIIIIIIIIIIITO MAE E SEMPRE SERÁ.

    Afinal, quando a gente vai num médico ele nao pergunta: é a sua primeira gravidez?

    NAO. Logo vc ja foi mãe.
    Te admiro, quero ter forças como vc... e rezo pra que sua dor passe, pq mediante a minha ela deve ser inenarrável.

    Juro, as vezes me revolto.

    Quer um exemplo?

    A menina que trabalha aqui tem uma amiga que tem 4 filhos, todos meninos. Sendo que fora esses ela ja abortou 5, sendo uma menina ja com 5 meses de gestação. Raberta, talvez até ja desse pra sobreviver fora...

    e agora ela esta gravida de novo, de 3 meses e vai tirar... Agora ta me passando na mente de pedir pra ela me dar, que eu pagava as custas, sei la.

    Mas nao se pode confiar numa pessoa assim e nao se pode confiar na justiça brasileira. Quando conseguiria legalizar direitinho esse bebe? É complicado demais.

    Amiga... desculpa meu sumiço.
    Mas saibas que te considero minha irma de alma.

    PS.: QUERIA TEU ENDEREÇO DE CORRESPONDENCIA. PRA TE ENVIAR CARTINHAS COM MUITO AMOR.

    ResponderExcluir
  8. Que saudade eu estava de ler seus posts. Entendi o que sua mãe fez querida, como todas escreveram, provalvelmente ela quis poupa-la de sentir dor num momento de um pouco de alegria em que vc. cuidava de você !
    Adorei a idéia do blog novo .
    Muitos beijos, carinho sempre.

    ResponderExcluir
  9. Roberta, me desculpe mais pára de fazer tempestade em copo de água, já chega de se fazer de vítima da vida. Nunca ache que perder uma gravidez é igual a dor de perder um filho nascido vivo e que conviveu com vc. Suas lamentações são chatas e repetitivas. Cerca de 50 % das mulheres do mundo perderam ou vão perder uma gravidez no decorrer da vida, muitas nem sabem que estavam gravidas e nem por isso passam a vida escrevendo sobre a "eterna dor de perder um filho"... Bacana sua escolha, sua luta e tudo mais, realmente foi uma tragédia o que aconteceu com vc, mas nunca na sua vida ache que vc sabe o que é a dor de perder um filho. Deixe de ser amaragurada e viva sua vida!

    ResponderExcluir